quinta-feira, outubro 04, 2007

Para a ex-Birmânia com amor....


Hoje acordei ao "som" metálico emitido há 50 anos pelo Sputnik, enviado pelas autoridades espaciais soviéticas , da ex-URSS, para a Lua, assinalando então, uma vitória tremenda destes sobre os USA.


Dizem-me que a emergência da Internet, sistema multipolar de envio e recepção de informação, terá sido "inventado" e agilizado pelos USA, como resposta a esta enorme vitória soviética!


Hoje estámos perante um feito notável da Humanidade,histórico, impressivo, que permitio aos astronautas americanos, anos mais tarde, quando alunaram, afirmarem: "Um pequeno passo para o homem, um imenso passo para a Humanidade!".


Pois, deveria ser neste terreno que as humanas criaturas se deveriam situar, trabalhar, procurar, descobrir e, sobretudo, cooperar! Infelizmente assim não é.


O que quero deixar, hoje, aqui, neste modestisssimo blog é uma mensagem, não tão importante quanto aquele som metálico da Sputnik, mas ainda assim merecedor de ser ouvido e em direcção ao povo da ex-Birmânia (Myanamar...parece que é assim que se escreve....), de desejos de Paz, de democracia, de direitos humanos plenos e do fim da ditadura sanguinária, militar e desumana.


Quero ainda desejar que a resposta internacional se mantenha activa e fulgurante, mas que bata onde é fundamental que ocorra: nas autoridades chinesas, que sustentam há décadas este regime inominável, medieval, que carrega milhares de assassinatos, torturas inenarráveis e sem pinga de vergonha!


Que as nossa "preces" bloguistas se cumpra, nesta data fantástica para a Humanidade!


José Albergaria

Sem comentários: