segunda-feira, setembro 29, 2008

THE END


Coisa, altamente, controversa e controvertida.
Mesmo para um materialista como eu, não me parece tarefa alcançável neste "petit" universo, que é a blogooesfera.
O meu "graal" na blogooesfera foi, sempre, a verdade e a ÉTICA.
Ultimamente, dei por mim a tropeçar na "mentira" e na "obscenidade" e na "imoralidade": para se obter ganhos factuais, argumentativos ou até de originalidade, vale derrubar a verdade, a ética e a sã convivência.
Posta-se o que calha, a pretexto de coisa nenhuma, para alcançar nenhures: doce vanglória,assassínios impúdicos, vale tudo...
Nada disto tem valor. Nada disto serve para o que quer que seja.
Tudo isto poderá, eventualmente, servir para diagnosticar a Pátria e, porventura, o mundo.
Agora só faltará mesmo é salvá-la e salvá-lo.
Eu não sou, nem desta Pátria, nem deste mundo.
Por mim: c'est assez, c'est fini!
The End.
José Albergaria
1/ A campanha desbragada em torno dos azulejos de Maria Keil; o abaixo-assinado que por ai anda anda correr e sobre o qual a lúcida senhora de 93 anos já veio denunciar, criticando os autores do mesmo - afirmando que já chegou faz muito tempo a acordo com a empresa Metro de Lisboa!
2/ Agora deu-se inicio a uma "tremenda" campanha a pretexto da "Pousada" a construir na Fortaleza de Peniche. Sobre tal tema não sei nada. Mas citam-me as palavras benévolas em relação ao empreendimento do Presidente comunista, da CDU, de Peniche! Não foram os comunistas, que MAIS militantes seus tiveram na Fortaleza de Peniche?!...Pergunto!
3/ Mais grave do que não preservar a memória é, mesmo, tentar reescrevê-la.
Em modo de remate:
Quem aprovou, na Câmara de Lisboa, o condomínio de luxo para o terreno onde está instalada a sede da PIDE, na Rua António Maria Cardoso? Que contrapartida fez o promotor imobiliário, para que se preserve a memória dos horrores que foram cometidos nessas instalações?
Neste "caso" da Fortaleza de Peniche: que projecto, em concreto? Que "deliberação" (se já ocorreu...) tomou a Câmara da CDU de Peniche sobre tal matéria?
Ele há historiadores...com cada metodologia...de aproximação aos factos, aos acontecimentos, sobretudo aos acontecimentais, que é de bradar a Santo Marc Bloch, a Santo Lucien Fevbre, a Santo Mattoso, a Santo F. Braudel e, porque não, a Santo Vidal Naquet!
Deus os guardem de tanto disparate!

3 comentários:

mdsol disse...

Mesmo The end?

:))

Aqueduto Livre disse...

Caríssima,

Continuo a visitar, diariamente, o seu magnifico blogue. De quando em vez deixarei a minha opinião, os meus sentimentos, o meu comentário.

Quanto ao meu The End.

A culpa foi minha. tentei construir um perfil de blog, que encaixava num certo sector de pensamento e praxis. Tentei fazer alguma pedagogia,intervir com uma postura de verdade, de ética proficiente...Azar o meu. Tal desiderato foi debalde sem eficiência, sem consequências.

Estou com a cabeça a marinar.

Talvez, um dia, com outro perfil, com outras preocupações (as suas são rara qualidade!)voltarei às minhas experimentações narrativas.

Até lá vou lê-la, cada vez mais.

Beijo,

Zé Albergaria

mdsol disse...

Vá lá... volte!
:)))