quarta-feira, setembro 03, 2008

Falar....porquê? Escrever...sobre o quê?


Ando a reflectir sobre as minhas "motivações" para a escrita na blogooesfera.
Ando a matutar sobre aquilo que me impele a escrever e a "postar" e ainda as razões que me leva a "escolher" este, em vez daqueloutro tema.

A escrita deve ser um acto lúdico e incorporar alguma eficiência, utilidade. É o que sempre considerei.

O prazer ainda não me vai faltando. Gosto de escrever e gosto de me publicar. A blogoesfera dá-nos essa possibilidade.

Já sobre a eficiência da "coisa"...vou tendo cada vez mais dúvidas e, claro está, menos certezas.
Sabemos que os homens "escrevem", dum modo utilitário, com compulsão lúdica ou sem razão aparente - faz mais de 30 séculos. As imagens que acompanham este poste são exemplares raros de escrita suméria e acádia, dita cuneiforme.
A tablete da direita é dos poucos exemplares que sobraram, descoberta na antiga Mesopotâmia, a terra entre dois rios, o Tigre e o Eufrates, naquilo que é, hoje, o Iraque e que narra as aventuras, durante o dilúvio, do herói Gilgamesh.É, ao conhecimento actual que temos, a primeira "narrativa" feita pelo homem: não se conhece nada antes desta data, 2 500 anos a.C.
Pois, já então os homens gostavam de escrever e faziam-no sem as preocupações "utilitárias" que hoje em dia encerra muito do acto da escrita.
Que importância tem a vida familiar da senhora governadora do Alaska?
Que impacte terá nas eleiçõs de Novembro de 2008, nos USA, o facto desta senhora ter uma filha, de dezassete anos, não casada, grávida de 5 meses e, na apresentação da senhora sua mãe, como candidata a vice de Mccain, levar ao colo (ou, melhor dito, em cima da barriga) um "suposto" irmão, pequenino, portador de deficiência?
E que importância terá TUDO quanto se escreveu sobre esse facto (e o que adiante ainda se escreverá...) na contenda entre Obama e Mccain? Não faço a mínima das ideias.
O que sei, e ouvi ontem, é que as mulheres republicanas, conservadoras, recatadas, confrontadas com estas revelações "aconselham", vivamente, a senhora Sara Palin a ficar em casa "para pôr ordem e arrumar aquela tribo". Não sei se foram estas as palavras da senhora entrevistada pela CBS...mas o sentido foi-o de certeza absoluta.
José Albergaria

1 comentário:

mdsol disse...

Meu caro:
Um prazer tê-lo de volta!
Percebo as "dúvidas" mas...continue a escrever.
Achei interessante o modo como coloca a questão da Srª Pallin.
Aquela lógica americana, como diz o povo...faz-me "espécie"!
:))