domingo, agosto 03, 2008

A China do século XXI...o feudalismo, a ditadura, a ausência de direitos humanos.

A Republica Popular da China transformou, com o Partido Comunista Chinês a liderar faz quase sessenta anos, a China continental numa das maiores potências emergentes, integrante consistente do BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China).

O poderio económico desta potência (ainda lhe falta o poderio militar e bélico) é, hoje, incomensurável.Ainda não disputa a liderança mundial aos USA, mas está a aproximar-se a passos largos.

Mas, e como estamos de direitos humanos?!...

Não há nomes para zurzir? Não se denuncia (como se faz com Kadhafi, Chavez, Fidel Castro, José Eduardo dos Santos, Mugabe...) em concreto o chefe do governo (?), o chefe do Partido Comunista (?), o Presidente da Assembleia Popular (?)

Mas, o espantoso, é que se trava uma luta deveras interessante, na actualidade na China, entre as forças de progresso (ouviram bem: é assim mesmo que os defensores das liberdades, dos direitos humanos se consideram e nomeiam!)e os senhores "feudais" saídos do império do meio - zelosos do pensamento único, das normas em favor dos apparachiks do Partido,e da criminalização dos "inimigos" do regime, dos não-comunistas.

Mas, em tempos de Internet, como lidam os dirigentes chineses com esta realidade? Como reagem à proximidade de Hong Kong e de Macau?!

Como se defendem dos internautas?! Na China, os internautas, os homens e mulheres progressistas, que lutam em favor dos Direitos Fundamentais do Homem (liberdade, liberdade de pensamento, de expressão, de associação e etc.)como estão a desenvencilhar-se da repressão? Muito dificilmente.

O Presidente da Assembleia Popular afirmou, sem lhe tremer a voz:" Nós temos leis para nos protegermos do mau uso da Internet." Assim mesmo, sem gaguejar.

Internautas, defensores dos direitos humanos deram a cara numa reportagem veemente que passou na nossa RTP2. E o que dizem eles? O Yahoo, o Google, a Microsoft e a Cisco, que têm negócios de ziliões de USD$ com o governo chinês, denuncia, dando as coordenadas dos internautas, facto esse que permite à policia do regime prendê-los (10 anos, 20 anos e mais penas...). A Yahoo e o Google são relapsos nessas práticas. A Cisco, por exemplo, vende tecnologia ultra sofisticada (que vende também ao governo dos USA) para que o governo chinês possa, por exemplo, construi uma muralha infonautica em torno de Hong Kong e Macau - não deixando circular conteúdos que consideram perigosos a partir de sites sedeados nestes territórios. Por exemplo, coloque-se no Google a palavra Tianamen: não aprece NADA, nenhum ficheiro é accionado por esta busca. Acreditam? Acreditem porque é mesmo verdade.

As pressões económicas do Governo chinês sobre as empresas multinacionais e mesmo nacionais, mais instaladas em Hong Kong produzem "maravilhas" de eficácia.

E o mundo continua a girar. Todos os dias se espezinham homens e mulheres progressistas, que querem, simplesmente: liberdade de imprensa, liberdade de expressão e de pensamento...Para o PC Chinês, financiador e amigo do PCP do SG Jerónimo de Sousa, são exigências dos "inimigos" do povo e de classe que só podem, e devem, ser destruídos, aprisionados e, em muitos casos, condenados à morte, com um tiro na nuca. As famílias dos "executados" têm de pagar a bala que foi utilizada na sentença de morte. Não acreditam? Pois, não acreditem porque no não acreditar é que está o ganho...e se podem fazer negócios de ziliões de USD$.

José Albergaria

Sem comentários: