terça-feira, maio 20, 2008

Foi você que pediu uma ERC para a blogoesfera?

Nos meios jornalisticos, tanto nas redacções, na tribo dos jornalistas, como nos outros sectores das respectivas empresas de comunicação (jornais, revistas, radios, canais de tv e etc) discutiu-se e, a cada passo (quebra de sigilo judicial, entorses à lei...)volta-se a discutir a existência da ERC. Quando esta entidade emite pareceres e ou relatórios, o país quase que se divide em torno daqueles.

Não sei se Miguel Sousa Tavares defende a ERC ou não.
Não sei se MST defende a autoregulação.
Não sei se MST esteve atento à sentença, recente, do tribunal europeu para os direitos humanos, na qual condenou o estado português e os tribunais portugueses quanto ao julgamento do jornalista (actual director do CM e antigo sub director do Público) Eduardo Dâmaso. Aquele tribunal comunitário considera que não se privilegiou a liberdade de expressão, pilar essencial das nossas democracias e se considerou de mor importância o bom nome do político e de um modo enviesado e redutor o que deve ser, ou não, considerado de interesse público.

Interessante notar que, quase em simultâneo, um Procurador Geral Adjunto, na revista técnica da Procuradoria Geral da Républica, considerava que, os tribunais, em Portugal, tendencialmente, consideravam, nos pleitos jornalistas versus politicos, o interesse privado, particular em detrimento do interesse público e publicado, da liberdade de expressão.

Agora, MST, dá conta dum assunto que ocorreu num blog, duma senhora professora, a partir duma frase (que aquela lhe imputou)e como, a partir deste incidente, se desencandeou TODO um "movimento" tendente a um assassinato de carácter em que a vitima seria, obviamente,ele próprio, MST.

Na última edição do Expresso, de 17 de maio p.p.,na sua página habitual, MST dá conta do desconforto que este movimento lhe causou e aproveita para zurzir na blogoesfera (recomenda-se a leitura da opinião de MST)e de tal modo o fez que, fatalmente, iria criar "escola" na própria blogoesfera.

Já há, pelo menos, dois blog's a tratar do assunto...um, num sentido e, o outro num sentido que eu partilho.

O que se me oferece dizer sobre o assunto:

1- A blogoesfera é, de facto, um mundo libérrimo, plural e sem constrangimentos (nem politicos, nem económicos, nem sociais, nem ideológicos);
2- Rege-se, como todas as acividades humanas, pelas leis da necessidade e utilidade sociais e é condicionada, também, pelas leis de mercado (há blog's com muitos leitores; outros, nem por isso e, outros ainda têm de fechar badanas e janelas...);
3-Há blog's de referência, há blog's generalistas, há blog's especializados, há...;
4-Há gente como o Pacheco Pereira, o António Barreto, o Nuno Brederode dos Santos (antigo colunista do Expresso, "afastado" desse Semanário sem se perceber bem o porquê...Não foi, certamente, por falta de qualidade comentatória!),o João Paulo Guerra, o Pedro Santana Lopes, o Joaquim Vieira, Provedor dos leitores do Público, que têm banca na blogoesfera (há muitos mais, tão importantes quantos os destes nomes sonantes, mas que seria dispiciendo aqui listar)e para os seus blog's respectivos fornecem colaboração regular;
5- Há blog's, como o Generacion Y, duma cubana, que registou 4 milhões de visitantes em 2007 e, para cada post seu, recebe, em média, 3 mil comentários. Ganhou, recentemente, um prémio do El Pays, Ortega y Gasset, para imprensa na internet. A editora deste blog foi considerada pela revista Times entre as 100 personalidades com mais influência em todo o mundo.

MST pede (não tenho bem a certeza se é isto que quer, mas pareceu-me...)uma ERC para a blogoesfera!Sou contra. A auto regulação tem funcionado, e bem!A blogoesfera tem demonstrado que tal é possível e eficiente, sem penalidades, nem julgamentos, nem crispações. Cada bloger aprende a "defender-se" e a "atacar" com razoabilidade e bom senso. Assim pudesse ocorrer lá fora, no mundo do papel, das rádios e das tv's!

MST andou bem, parece-me, em relatar um caso, em que se fez "mau" uso da blogoesfera e em que o visado foi o próprio. Muito bem.

MST andou mal, quando, a partir deste incidente, entendeu dever atacar, à molhada, toda a blogoesfera.

Disse.

JA

PS - José António Soares de Albergaria
Residente em Loures/Lisboa/Portugal
BI - 712635
Trabalho em Amadora
Benfiquista
Ateu
Livre examinista
Esquerda, ex-comunista
Heterosexual
Email -
josealbergaria@gmail.com

Sem comentários: