terça-feira, julho 01, 2008

O Mercado das Teorias e a Feira das Opiniões I

Dos livros mais estimulantes que alguma vez li.

Este livro escrito pelo alemão Dietrich Schwanitz, a pretexto de que os seus alunos sabiam pouco de história, de literatura e, menos ainda de filosofia é, em meu entendimento, imperdível e ao qual se tem de retornar, uma e outra vez...

A partir de agora vamos chamar-lhe DS, por comodidade minha.

DS sustenta que, com a emergência da modernidade, com o império da razão de Descartes, o pai fundador da filosofia moderna, século XVII, a religião inicia um processo comatoso. As «mundividências» vão apropriar-se do seu lugar. Começam, nas oficinas dos filósofos, a explicar-se o mundo. Entretanto começam a emergir os ismos (liberalismo, darwinismo, marxismo, vitalismo...) produzidos por grupos, gangs de intelectuais, que se propunham preencher as lacunas interpretativas do mundo. Impôs-se então o conceito globalizante de "TEORIA"

Hoje, este mercado das TEORIAS tem feiras, bolsas, PSI20, Nasdac, onde elas se apresentam com taxas cambiais oscilantes. A este mercado preside o mesmo deus que reina em TODOS os outros: a MODA.

Quem se precipitar, quem for primeiro (isso pode-se ver, também, na nossa blogoesfera: o primeiro a comentar, o primeiro a postar, o primeiro a singularizar-se na abordagem de matéria nova...)leva vantagens sobre todos os outros produtores. A moda, toda ela e em qualquer dos sectores que a consideremos vive do desvio que introduz face ao já existente: isto ocorre no vestuário, na música, de algum modo na literatura, hoje menos na pintura e na escultura. Na filosofia, nessa,então, não se percebe bem o que está a ocorrer.

"Existem, afirma DS, portanto, teorias que estão na «moda» e outras que são «águas passadas». Existem rótulos fraudulentos e imitações de artigos de marca, concorrência desleal e material de candonga, períodos de nostalgia, ondas de reciclagem, liquidações totais e pechisbeques; há épocas de ouro e depressões, falências e retomas."

Com a prova de vida, ou de morte, de falência da TEORIA do MARXISMO, que significou a implosão do Socialismo Real na Europa Ocidental(e as acomodações operadas na China...)parece que o Marxismo terá, ele também, como TEORIA de interpretação e de transformação do Mundo, morrido... Mas, dos teóricos encartados actuais, mesmo dos que estão na MODA, quem se arrisca a assinar a CERTIDÃO D'ÓBITO daquela TEORIA?
Parece que ninguém estará disponível para tal!
O marxismo morreu? O marxismo vai ressuscitar? Como? Quando? Com que contornos?

O Cristianismo teve pais fundadores, refundadores, modernizadores,conservadores, reformadores: Santo Agostinho de Ipona, S. Tomás D'Aquino, Lutero, Santo Inácio de Loyola, Josemaria Escrivá de Balaguer e ainda o Irmão Roger fundador duma nova regra e da Comunidade de Taizé...
O marxismo, o comunismo, que, à sua maneira, quis ser "católico" terá os seus refundadores, modernos ou conservadores?
Em próximo poste "atacaremos" esta questão.
JA



Sem comentários: